Tcharaaaam, voltei para a segunda parte. Para quem chegou agora: estou comentando (bem) brevemente alguns dos filmes indicados ao Oscar que assisti nos últimos meses. Para ler a primeira parte é só clicar aqui. Então, sem maiores enrolações vamos lá.
Interessante também não cobrirem linearmente tooooooooooodaa carreira do Jobs, se concentrando mais em três lançamentos importantes: deu para apresentar o sujeito sem ter que narrar infância, adolescência e blablabla. E aí tem a trilha né. Falei do roteiro dinâmico, mas muito do que dá ritmo para o filme é a trilha. “Duh, isso é óbvio, trilha sonora Anica!“. É, eu sei. É que senti a trilha quase como um outro personagem ali. Dum, dum, dum. Constante, como se fosse alguém que estivesse constantemente cutucando o Jobs. E tem a manipulação também, né. Ir aumentando a música enquanto a filha vê o pai apresentar o iMac lembra bastante o truque número 4 descrito nesse artigo do Cracked. Por mim já levou Oscar de filme-que-eu-não-ia-assistir-nem-se-Fassbender-fizesse-pintocóptero-e-que-acabou-me-surpreendendo-positivamente.
- Categorias: Melhor Ator e Melhor Atriz Coadjuvante.
Ótimo trabalho da Saoirse Ronan, até por conseguir dividir bem o que era uma característica própria da personagem (a doçura) do que era a inocência (basta notar a cena final, como ela ajuda a jovem que está chegando). Segunda indicação do Nick Hornby para roteiro adaptado. Curioso que nos dois filmes (o primeiro foi Educação) temos mulheres como protagonistas, e são ótimas personagens – quando nos romances as mulheres do Hornby não são lá minhas favoritas, digamos assim.
- Categorias: Melhor Filme, Melhor Atriz e Melhor Roteiro Adaptado.
E vale notar como ela é tão contida, discreta – porque é daquelas características fortes que acabam aumentando o valor de cenas em que ela vai para o outro lado do espectro (como quando pega a arma e vai atrás do detetive). Enfim, acaba sendo um filme envolvente, apaixonante – tal como a própria Carol. Daqueles que mal dá para perceber o tempo passar. Seis indicações mas provavelmente vai ficar só com o Oscar de Melhor Figurino, fuééém.
- Categorias: Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Trilha Sonora Original.
Em tempo: comentaram que não mostraram que a Gerda era bissexual, mas aí eu dou um ponto positivo para o filme. É mostrado, sim. Só que é sutil, não é de forma escancarada (tipo mostrar a Gerda com uma mulher ou a Gerda anunciando sua orientação sexual para todo mundo). Dois momentos chave: o primeiro quando ela diz que beijar Einar foi como beijar ela mesma. O segundo, quando ela fica claramente excitada quando vê Einar usando uma camisola por baixo da roupa. Enfim, o filme é ok, mas só isso. Dava para ter sido bem melhor.
- Categorias: Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Ator, Melhor Figurino e Melhor Direção de Arte.
Mas… o negócio é que filme no estilo do Mad Max não é bem minha praia. Por “estilo do Mad Max” algo que inclua explosão, perseguição de carros e afins. Eu assisti mesmo sabendo que “não era minha praia” porque pelo tanto de coisa que tinha lido sobre ele eu já tinha percebido que os pontos positivos pesariam mais. E pesam. Mas ficou aquela sensação fuééém de quem ficou de fora do bondinho do amor ao Mad Max. “Não é você, sou eu“.
- Categorias: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem, Melhor Mixagem de Som, Melhor Edição de Som, Melhores Efeitos Visuais e Melhor Direção de Arte.
Gostei demais do Steve Carell no filme, bem mais do que em Foxcatcher no ano passado. Ri muito com aqueles momentos que eles colocavam pessoas famosas para explicar determinados pontos da história (tipo o Anthony Bourdain <3 e a Margot Robbie) e aliás, vale dizer que funcionou na hora de explicar, viu. Eu acho que a única coisa que eu deixaria de fora era a narração da personagem Jared Vennett. Talvez ele seja o narrador no livro? Não sei, mas algumas tentativas de fazer humor ali não deram certo (como quando comenta “eu nunca estaria com esses losers” ou algo tipo, logo no começo). Mas no geral é bem divertido. Deve acabar levando o Oscar de Roteiro Adaptado.
- Categorias: Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição.