- A já tradicional lista chororô dos filmes esnobados pela Academia este ano
- Um momento “Seu passado te condena” dos indicados do Oscar
- Estudo mostra o que faz de um filme um forte candidato ao Oscar
- “Licenças poéticas” dos filmes baseados em casos reais indicados ao Oscar
- As 15 apresentações musicais mais memoráveis do Oscar (não sei sobre vocês, mas esta é normalmente a hora que eu vou fazer xixi ou buscar mais café na cozinha)
- 10 discursos memoráveis do Oscar
- Os 85 vencedores do prêmio de melhor filme, do pior para o melhor (não concordo com a ordem da lista, mas po, deve ter dado trabalho para o autor, vamos compartilhar né)
- O Vulture fez uma série de gráficos para os indicados para melhor filme (ainda rindo com o de 12 anos de escravidão)
- O Hollywood Reporter tem colocado comentários de membros da academia sobre seus votos, numa série apelidada de “brutally honest”. É uma boa até para entender a mentalidade da Academia, que vez ou outra faz umas barbaridades tipo aquele Oscar de melhor filme para Crash. Aqui tem o número 1, aqui o número 2 e aqui o número 3 e o número 4.
- Do tumblr: Categorias alternativas do Oscar e os vestidos de todas as vencedoras do Oscar de melhor atriz (pelo menos todas que foram lá receber o prêmio né)
Ok, hora dos palpites. Acho que será algo parecido com o ano passado, sem muitas surpresas e bem, sem nada de muito absurdo. A temporada de premiação antes do Oscar acabou selecionando quase sempre os mesmos nomes, e alguns casos são meio que dados como certos para a noite de amanhã.
Melhor filme: Vai ficar entre 12 anos de escravidão e Gravidade. Eu adorei os dois, estou de boa com qualquer um que ganhe e meio que me sinto assim com quase todos os outros indicados, na realidade só acho que daria para falar em injustiça se Trapaça acabasse levando.
Melhor ator: Este é do Matthew McConaughey. Até porque tenho certeza que muita gente vai considerar “conjunto da obra”, lembrando de interpretações dele em outros filmes (mesmo como a breve participação em O Lobo de Wall Street). A segunda possibilidade é o Chiwetel Ejiofor em 12 anos de escravidão, mãããããs acho pouco provável (embora ele também mereça, e muito).
Melhor atriz: Vai ser a maior surpresa desse ano se a Cate Blanchett não levar pelo papel dela em Blue Jasmine. Sério. É uma das maiores barbadas desse Oscar.
Melhor direção: Alfonso Cuarón por Gravidade. Seguindo a lógica da premiação isto renderia alguns pontos extras para Gravidade como melhor filme, mas a conversa que tem saído lá fora é que o filme perdeu o fôlego na reta final.
Melhor ator coadjuvante: Eu não me conformo muito pela falta de indicação para o Daniel Brühl em Rush, mas também, nem adiantaria nada porque esse está meio certo como sendo do Jared Leto.
Melhor atriz coadjuvante: Lupita Nyong’o merece muito, mas eu ficaria igualmente feliz com June Squibb levando por Nebraska. As outras estão ali só para cumprir tabela, os fãs da JLaw que me perdoem.
Melhor filme estrangeiro: eu vergonhosamente não assisti nenhum dos indicados este ano, então não tenho palpite sobre isso. Pelo buzz lá fora parece que é A Grande Beleza.
Melhor animação: Frozen.
Melhor roteiro adaptado: Acredito que saia 12 anos de escravidão, mas minha torcida mesmo é para Antes da Meia-Noite.
Melhor roteiro original: Deve ficar entre Blue Jasmine e Her, mas minha torcida é Her (e tem aquela treta do Woody Allen que de repente pode prejudicá-lo, vá saber)
Melhores efeitos visuais: Gravidade. E meio que quase todos os técnicos serão de Gravidade.
Melhor maquiagem: Você já ouviu a história de que O Clube de Compras Dallas tinha um orçamento de apenas 250 dólares para a maquiagem? Não, não faltou zero, é duzentos e cinquenta mesmo. E é o que todos estão repetindo por aí. Sério, não tem como não levar.
Melhor figurino: Acho que ficará entre O Grande Gatsby e Trapaça, e se Trapaça levar será o único prêmio da noite para o filme (o que tornará o filme o grande fail da noite, já que é um dos que mais tem indicações).
Melhor Montagem: Fica entre Capitão Phillips e Gravidade. Eu não assisti Capitão Phillips, mas a conversa lá fora é de que ele tem mais chances.
Melhor Trilha Sonora: Deve dar Gravidade, mas torço mesmo é para Her.
Melhor Canção Original: Duvido que não dê Let it Go de Frozen. Caso não leve, é o U2 com Ordinary Love para o filme do Mandela. Minha torcida? Estou ok com Let it Go (eu digito Let it Go e já começo a cantar mentalmente LET IT GOOOOOOOOOOOO LET IT GOOOOOOOOOOOOOO), mas torcia mesmo é para The Moon Song the Her.
Melhor Design de Produção: Aaaargh, difícil. Filme de época tem sempre um apelo mais forte (12 anos, Trapaça, Gatsby), mas tem Gravidade concorrendo aí. Eu deixo meu palpite entre 12 anos e Gravidade.
Melhor Mixagem de Som: Gravidade.
Melhor Edição de Som: Gravidade.
Curtas e documentários só para variar eu não vi e não vou nem tentar chutar aqui (só vou chutar lá no bolão do Tisf na Valinor hehehe). Então acho que o campeão da noite acabará sendo Gravidade mais pela quantidade grande de prêmios técnicos que vai levar mesmo. E como já disse, o tchibum da noite será Trapaça. O que me incomoda sobre Trapaça é que ele não é um filme ruim, só não está no mesmo pé que os demais, exatamente como o outro filme do David O. Russell do ano passado, O Lado Bom da Vida (então sim, vou torcer contra). Por exemplo: a atuação do Bale é ótima, mas na realidade me fez gostar (e respeitar) mais do trabalho dele em Batman. Amy Adams é uma linda e eu adoro qualquer coisa que ela faça, mas prefiro ela em Her, etc. etc.
Lembrando que devo estar comentando tudo amanhã no twitter >> @Anica (mais provavelmente comentando meus pontos no bolão, mas enfim, sabe como é). E é isso. Se achar link para onde assistir ao Oscar online eu edito aqui o post =]
Gostei do link das estatísticas dos filmes e das previsões. Meu problema é só que, se eu fiquei muito comovido com a atuação da Cate em Blue Jasmine, o mesmo vale pra Sandra em Gravidade. Eu sei que não é justo comparar as duas, Cate é BEM melhor e versátil, mas dia desses eu sonhei que Sandra vencia. Tem chance de eles quererem premiar o diretor de 12 anos porque eles adoram quando o Oscar faz história, primeiro negro etc. Também torço contra Trapaça. Amy Adams tá sempre bem, mas em Her é bem melhor (ela tá concorrendo?). Eu não queria que o U2 ganhasse na música, fica parecendo Grammy invade o Oscar. Let it go for the world. Senão, acho honesto ganhar a Moon Song. Não vi o grande favorito da noite, meio por preguiça, meio como fidelidade ao filme que vi duas vezes no Imax e me fez chorar como um bebê. That’s all.
A Amy está concorrendo como atriz principal em American Hustle. Eu sei lá, gosto dela, mas minha birra com Trapaça é grande demais. E eu acho realmente pouco provável que a Cate não leve esse Oscar. Seria um daqueles momentos WUUUUUUUUUUUUUUT? até porque até o momento ela levou todos os prêmios possíveis.
E concordo sobre o U2. Mas como eles levaram o Globo de Ouro, vá saber, né. Por mim era Moon Song, total. Eu chorei na cena da música :~~