Não que eu tenha uma adoração tremenda pela personagem. Admiro sim, é a capacidade do Machado de ter incluído em nosso imaginário essa figura que é, por si só, uma interrogação. E acredito que justamente por isso que Quem é Capitu?, recém-lançado pela editora Nova Fronteira, é tão especial: ao invés de focar no mistério básico da traição ou não, ele vai além e mostra faces e faces não só de Capitolina, mas da obra Dom Casmurro em si.
A coleção de contos, crônicas e ensaios organizada por Alberto Schprejer conta com uma constelação de nomes, incluindo aí até Fernanda Montenegro, e outros “velhos conhecidos” do público como Lya Luft e Luis Fernando Veríssimo. São diversos autores, que vão desenhando a obra de Machado e levantando questões interessantíssimas que muitas vezes o leitor de primeira viagem podem deixar passar batidas.
O ponto alto do livro é o conto “O caso da senhora Santiago”, de Gustavo Bernardo. A idéia é simplesmente genial: a história toda é só a fala de uma personagem, e o leitor aos poucos passa a entender que a inerlocutora é a Capitu. O desfecho é tão nonsense e divertido que me fez lembrar até o humor dos Python. Verdade seja dita, o livro já valeria só por esse conto.
Mas tem muito mais. E, como disse anteriormente, a obra vai além de especular se Capitu traiu Bentinho, e justamente por isso levanta possibilidades infinitas de leitura. Sim, traiu. Não, não traiu. Sim, mas quem traiu mesmo foi o Escobar. Não, porque na verdade o Bento era gay (etc.). São diversas vozes, e no final das contas todas elas mostrando as mais variadas cores que a obra de Machado de Assis possui.
E justamente por isso, é um livro para agradar os dois lados: sejam os babões da Capitu, sejam os traumatizados do vestiba. Mesmo porque se o professor em sala de aula não foi capaz de responder a razão pela qual Dom Casmurro deve ser lido, Quem é Capitu? não só dá conta da tarefa de explicar, como também de deixar claro os motivos que fazem da leitura da obra de Machado um prazer. E eu fico aqui, tentando lembrar onde larguei meu Casmurro porque definitivamente preciso ler novamente.
Para quem quiser mais sobre o lançamento da Nova Fronteira, já está no ar um site especial sobre o livro. Tem leitura complementar, trecho do livro e outras coisitas mais. E antes que eu me esqueça: genial a idéia da capa de Marcelo Martinez.
É, este eu também quero ler. Quero ver o que falam daquela vaca traidora :think:
Eu acho que você adoraria o artigo do Otto Lara Resende :g:
Como Fernanda Montenegro diss: Capitu é todas as mulheres brasileiras, por detras de todas existe um mistério que a propria necessidade de sobrevivencia num país tão injusto e machista as obrigaram a desenvolver.
Adorei o seu blog, estou lendo “Quem é Capitu?” e farei um comentário no meu blog também.