Aí, quando você é uma típica criança de bairro, sua vida não é marcada por graaaandes tragédias ou tristezas. Pelo menos não até um certo ponto da sua infância (como quando você descobre que não importa o quanto você gosta de uma pessoa ou bichinho de estimação, às vezes eles morrem). Aí, de onde mais uma criança poderia tirar seu primeiro contato com a tristeza senão através do maravilhoooooso mundo do faz-de-conta hollywoodiano?
Poisé. Estava pirandinho nostalgicamente sobre esse sentimento e lá no fundo da minha memória só uma lembrança parece massacrar meu coração com a força de uma primeira tristeza. Assistindo lá um filminho alugado para uma tarde de domingo. Lembro que a família estava reunida, todos vendo o tal do História Sem Fim.
Eis que em um momento Atreyu, o herói da história, passa por um pântano com o cavalo Artax. Memória é um treco traiçoeiro e eu não sei se era isso mesmo ou se acabei romanceando, mas se eu não me engano quem passava pelo pântano e deixava a tristeza dominar, afundava. Aí o cavalo afundou. E nossa, eu não lembro de uma cena mais triste do que o Atreyu desesperado tentando convencer o cavalo a não desistir.
Aí em um impulso de vontade de compartilhar o momento e a informação, masoquismo e nostalgia, fui atrás da cena no youtube. Você pode conferir clicando aqui. Sabe, o pior é que até hoje dá vontade de chorar quando vejo isso.
É, é. Esse tipo de cena, pra criança, é uma bomba. Nessa em particular eu nem tchuns, por que perdi meu pai quando tinha 8 anos e nem gostava muito de História sem Fim. Em compensação, quando vi Rei Leão pela primeira vez, chorei de ficar suspirando. Foi foda.
Por que cargas d’água o cavalo ficou triste? Jees!
Essas coisas traumatizam qualquer guri, francamente.
Talvez porque eles estavam atravessando o Pântano da Tristeza…
Mas sim, essa cena foi uma das mais traumáticas da minha infância. Junto com a da morte do Yoda no Retorno de Jedi.
Ah, e esqueci de mencionar também a morte do E.T.
Ditto.
E que nome é esse? Atreyu? Querem ser mais esquisitos que eu?
E se o moleque ficou triste com o cavalo, por que ele não afundou também?
Lukaz, sabe que enquanto eu assistia o video no youtube, pensei exatamente na mesma coisa que você? ô.O
Isso nos leva a uma única teoria: ele não ficou triste, logo ele é mau. 👿
👿 👿
Pois é, nunca gostei de História sem Fim.
Eu chorei muito nessa cena…e se a vir de novo vou chorar tb!
O Atreyu não socumbiu a tristeza porque possuia o amuleto Auryn.