Não é ruim, mas também não é o filme mais cool do ano. Talvez eu não tenha odiado (como algumas pessoas odiaram), simplesmente porque a última vez que li a HQ foi em 1999, então eu mal lembro da história para entrar naquela parte chata do “blé, não adaptaram direito” (que no final das contas todo fã acaba invariavelmente entrando).
Esteticamente, o filme é lindo. O efeito provocado pelas capas vermelhas dos espartanos, contrastando com um cenário ora meio acinzentado, ora meio dourado, ficou de fato muito bonito. O problema, é que vários e vários momentos do filme parecem páginas de HQ, porque as imagens são praticamente estáticas, o único movimento é do cabelo da personagem ou um breve tremular da capa.
E sabe, isso não funciona quando a proposta é fazer um filme de ação (e eu pelo menos acho que 300 foi ‘vendido’ como tal, não?). Se eu quisesse imagens estáticas, releria a HQ, oras bolas. Mas deixando essa parte de lado, falemos do que mais 300 tem de bom.
Leônidas é extremamente carismático. Eu sei que boa parte da “culpa” disso é do próprio Miller, mas o Gerard Butler conduz muito bem a personagem. Aliás, estou louca para que perguntem para mim “Qual é sua profissão?” só para eu responder A-UHA! A-UHA! como os espartanos, hehehe…
As cenas de batalha ficaram muito legais, até por terem o cuidado de mostrar como funcionava o sistema de ataque explicado pelo próprio Leônidas no filme. Lógico que alguns elementos foram desnecessários (tipo a parte do pessoal jogando “granadas”), mas enfim, filme de guerra sem bum não é filme de guerra (para eles, é claro).
No final das contas, apesar de tudo, vale a pena assistir. É um filme no mínimo divertido, e tem alguns momentos que ficarão marcados e serão fonte de citação nérdica por muito tempo, tipo:
E, como curiosidade, deixo aqui um link com comparações entre imagens da HQ e imagens do filme: clica aqui
As “granadas” eram fogo de alquimista do D&D 😛
Eu sei que não eram “granadas” de fato, só achei meio desnecessário naquele contexto. Aliás, uou, então é esse o fogo de alquimista que a gente joga nos caras de vez em quando? 😮
Eu, que sou fã de capinhas voando e carinhas de mau, gostei muito do filme.
E orixá jogando bomba é só um detalhe.
😆 agora que vc falou, verdade, sabia que tinha “reconhecido” aquela fantasia de algum lugar