A descoberta mais recente é um obituário escrito sobre Poe por um tal de Reverendo Rufus Griswold, que começava da seguinte maneira:
“Edgar Allan Poe is dead. He died in Baltimore the day before yesterday. This announcement will startle many, but few will be grieved by it.”
No obituário ele é até generoso, embora diga que dos trabalhos do Poe ele só era bom mesmo em poesia. Mas o que pega mesmo é quando ele resolve escrever uma biografia de Poe, na qual pintava Poe como um louco depravado, incluindo alguns fatos que depois foram desmentidos por amigos de Poe, mas que permaneceram como ‘reais’ porque essa foi a única biografia publicada até 1875. Também deu um jeito de conseguir os direitos de publicar alguns manuscritos do autor – detalhe: sem pagar um puto furado para a família.
E sabe porque tanto ódio no coraçãozinho? Porque Poe resenhou uma antologia de Griswold, que aparentemente não aceitava críticas muito bem. Mas no final das contas, quem é o cara fodão que influenciou simbolistas franceses, é traduzido em diversas línguas e é tema da minha monografia? Certamente que não o tal do Griswold.
Fato inútil:
Griswold é um personagem de Diablo I e II (o jogo).
O que não é exatamente um reconhecimento da obra de vida do sujeito, né? :dente:
Nada Ana, Griswold é super genial, o melhor escritor da estória.
Pelo menos na casa dele. Ou não né. Afinal, se o Poe era tão ruim assim, por quê diabos ele roubou os manuscritos e publicou? Eu não acho que tenha sido pelo fato de o Poe escrever mal né…
smack
Eu tenho cá para mim que esse cara era um tipo de um Salieri 😮
Poe não morreu. Ele está em algum lugar, esperando…
Tem um conto do Leminski que cogita essa possibilidade, hehe
Gostei desse nome. Vou colocar num conselheiro malvado e patético na minha campanha de RPG. 🙄
Ah, e meu blog mudou, etc. ehhehe
Escuta – disse o demônio, pousando a mão sobre a minha cabeça. – O país de que te falo é um país lúgubre, na Líbia, às margens do rio Zaire. E ali não há repouso nem silêncio.
Concordo com o Higor. Poe não morreu, ele voltou como Elvis…