Citações

shakespeareJá dizia Machado de Assis “Há mais coisa entre o céu e a terra do que supõe nossa vã filosofia“! Hããããn? Machado?? Sim, sim. Eu sei que essa frase na verdade é proferida pela personagem Hamlet no final do primeiro ato. Mas quando vejo aquele famoso texto do “Um dia você aprende…” creditado à Shakespeare, fico com o mesmo ‘como assim???’ travado na garganta.

Claro, esse não é o único caso de citação creditada à pessoa errada. Tem uma história famosa de um e-mail que rolou por aí com um texto do Jabor comparando uma mulher batalhadora e a Adriane Galisteu, para ver qual era a mais bonita. Jabor apareceu na TV dizendo que ficava lisonjeado por considerarem o texto como dele, mas que não foi ele que o escreveu.

Na verdade eu não sei bem o que passa na cabecinha dessas pessoas. Esse do texto do Jabor, por exemplo. Quase consigo imaginar o anônimo autor, todo faceiro com a crônica recém escrita e pensando “Pô, se não falar que é do Jabor, não vão repassar o texto!” ou ainda “Tá louco que vou assinar meu nome? Vão pensar que sou viado!” ou coisa do gênero.

Sério, na época que eu ainda lia desses e-mails de mensagens bo-ni-tas, lembro que vi de tudo um pouco. Inclusive tinha um que achei muito engraçado, no qual Drummond sugeria que a pessoa fosse a uma academia “malhar” (sim, esse termo mesmo). E sabe o que é pior? Esse negócio de “citação” virou uma mania. Todo mundo cita um cara foda para soar inteligente: seja em e-mail de corrente, perfil de orkut, etc.

A questão é que muitas sequer leram a obra de onde saiu o texto citado. Outras tantas nem sabem o contexto geral da citação. E agora ficou comprovado: a grande maioria sequer sabe quem é o autor. Caramba, isso é multiplicar a ignorância. Vão ler, minha gente! Citem o que vocês conhecem, não o que leram picado por aí!

Em tempo: o tal do texto “Um dia você aprende…” foi erroneamente creditado ao Shakespeare por causa da frase no final, que por ironia era uma citação e com essas correntes acabou virando parte do último parágrafo. A frase “nossas dúvidas são traidoras…” é da peça Medida por Medida do tio William.

14 comentários em “Citações”

  1. Nerd que é nerd pensa que sabe tudo porque lê. Então pelo menos sabe o que está citando, diferente dos idiotas que mandam correntes com texto “Um dia vc aprende…” dando crédito ao Shakespeare.

    Se bem que pensando melhor, o texto é tão longo que já é um milagre fazer com que esses idiotas leiam até o fim. :eh:

  2. Eu deveria ter cursado a primeira série… mas não…

    Anica, querida, o problema é que Citar é muitas vezes usado como uam espécie de justificador supremo por algumas ambébas leitoras. Digamos que tem gente que Cita Shakespeare no fim de um texto e acha que só porque leu o livro e a coisa se enquadra tem causa ganha.

    A merda acaba sendo igual.

  3. Só cito quando sou obrigada por um trabalho acadêmico… sério, se eu não tenho uma idéia pra escrever algo não escrevo e ponto. Não fico tentando lembrar o trabalho dos outros ou buscando o trabalho dos outros pra escrever algo…

    Citar dessa forma (que a Ana falou)cai na linda mania de algumas pessoas de quererem aparecer algo que não são de jeito nenhum… E aí usam vários artifícios, como o de citar a torto e a direito… :gotinha:

    Comentário ao post anterior que só li agora: Ana, mil vezes obrigada pelo post. Não li Sandman até hj e estava doida pra saber a ordem correta…. Brigada brigada. *Prepara o bolso para a facada que vai receber*.

  4. Ok, vc quer ver quando é alguém citando algo que “leu” na Bíblia…
    Aí é pior ainda, inventam coisas que não estão em nenhuma das versões, e ainda vem dando lição de moral.
    Na boa, quer citar, leia, pesquise use o Google ou outra ferramenta de busca.
    Eu não lembro de nada que li ou ouvi, quando quero citar algo sempre recorro ao livro ou a sites da internet realmente confiáveis.
    É chato conversar com alguém que de 3 frases 2/5 são citações assim com é horrível ler um texto semelhante.

    BjoS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.