Cidade Sorriso

Ok, agora estou confusa. Quando era uma criancinha bem serelepe e estava cursando a primeira série do primeiro grau, lembro que a tia Valéria pediu para que desenhássemos algo sobre Curitiba, por causa do aniversário da cidade. Eu lembro nitidamente do meu desenho: era uma boca aberta num sorrisão bem bonito (dentro do que meus conhecimentos de desenho na época permitiam) e dentro do sorriso alguns prédios (incluindo o “CCI”) e o Passeio Público.

Oras, a idéia era básica: Curitiba, Cidade Sorriso.

Aí dia desses, dando uma olhada no livro O Guia dos Curiosos – O Brasil, vejo lá que Maceió é chamada de Cidade Sorriso. E aí obviamente fico indignada, fecho o livro e pergunto para o Fábio:

– Como assim Maceió é a Cidade Sorriso? Curitiba é a cidade sorriso!

Ele nem discute, apenas diz que se esse é o apelido de Curitiba mesmo, foi o apelido mais mal dado para qualquer cidade daqui. O que, de certa forma, devo concordar. Tirando de lado a questão da lendária antipatia dos curitibanos, resolvo dar uma pesquisada básica com o Sr. Google.

Decepção!!

Descubro que não só Maceió e não só Curitiba são conhecidas como Cidade Sorriso. Aparentemente é um epíteto dado a qualquer cidade por aqui. Niterói, Porto Alegre, Bom Despacho ( 😮 ) e puxa, tem até uma cidade chamada “Cidade Sorriso” no Mato Grosso do Sul!

O que obviamente me leva a duas conclusões:

1º Não somos lá muito criativos
2º Ô, simpatia de gente, heim?

13 comentários em “Cidade Sorriso”

  1. POA é Cidade Sorriso ha muito tempo! E com razao…nao vais encontrar maior simpatia do que aqui..o que ja nao é o caso de Curitiba 😛

  2. Na Barra da Tijuca, aqui no Rio, tem um enorme e clássico outdoor logo na entrada do bairro: “Sorria, você está na Barra”. Irônico, já que é o bairro mais deprimente da cidade.

    E falando em nomes interessantes, o sítio da minha família fica num lugar chamado “São José da Boa Morte”.

  3. Alf on 30 Janeiro, 2006 at 10:48 pm said:

    Na Barra da Tijuca, aqui no Rio, tem um enorme e clássico outdoor logo na entrada do bairro: “Sorria, você está na Barra”. Irônico, já que é o bairro mais deprimente da cidade.

    E falando em nomes interessantes, o sítio da minha família fica num lugar chamado “São José da Boa Morte”.

    São José da Boa Morte? 😆
    Se bem que eu lembro que no colégio dos amigos do meu irmão o sobrenome do inspetor era “Boa Morte”, pensa só. 😮

  4. Nunca fui pra Curutiba. Só saí de São Paulo para dois lugares: Berlim e Paris. Mas, apesar disso, chego à conclusão de que por aqui a merda é a mesma, assim como no país todo: apilidos mau dados. Porque chamar Rio de Janeiro de Cidade Maravilhosa e São Paulo de Cidade da Garoa é tão idiota quanto papo de comunista. Eu chamaria de de Pózinho e Canhão, respectivamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.