Então, nas minhas conversas com pessoas desse Brazilzão de Deus (he, he) sempre que falo de Inverno acabo citando o quanto acho gostoso comer pinhão. A partir daí a pessoa começa a manifestar tantas dúvidas a respeito do dito cujo, que resolvi fazer um tipo de “Guia Ilustrado do Pinhão“. Vam’lá.
1. Isso é um Pinhão
Essa bagacinha é semente da Araucaria angustifolia e costuma ser cozido em água com sal em uma panela de pressão ouuuu assado em forno a lenha. Achei mó difícil comer o pinhão assado, não recomendo.
2. Assim que se come um Pinhão
Segurando pela pontinha, você deverá fazer pressão com os dentes para tirar o pinhão (cozido, óbvio) da casca. Eu já vi pessoas comendo de um modo mais fresco, mas eu sou super raiz, então é assim que como. Vocês viram como meus dentes são lindos? Tanaka Orthodontics!
3. Esse é o Pinhão cozido e fora da casca
O mais divertido é conseguir puxar ele inteirinho da casca, mas conforme o pinhão esfria fica cada vez mais difícil puxá-lo inteiro. Dependendo da situação ele costuma soltar fiapinhos da casca, que ficam presos nos dentes. O que significa que é melhor não dar uns sorrisões muito escancarados antes de checar se não tem nada pendurado.
4. Além da tigela do Pinhão, traga uma para as cascas
Isso porque pinhão se come em grupo, e ninguém vai querer enfiar na boca a casca na qual você já babou. E se você não tiver uma tigela extra, ó o esparramo que isso faz.
A parte triste é que sou completamente louca por pinhão, mas não posso comer muito porque senão eu passo mal. Eu ainda acho que passo mal porque toda vez que como pinhão tomo muito quentão junto, mas isso dá para analisar em um outro dia.