111220368178939637

Então, saca o Toby? Poisé.

***

Dia desses estava chocada com o que uma songa monga postou lá no orkut (na verdade, estava chocada com o jeito que ela postou), e aí combinando meus parcos conhecimentos de Lingüística e aberrações como o tal do Cyber Movie, começo a ver coisa nova nessa história toda do “ixcreve axim”.

Então, quando fiz (?!) Latim nós estudávamos o que seria um latim reconstruído, certo? No caso, os lingüistas iam atrás de registros escritos da língua para supor qual seria a pronúncia de determinadas palavras.

Mais ou menos assim: sujeito pega um caderno e vê escrito “caza”, ao invés de “casa”, vê pichado em um muro “quero caza!” ao invés de “quero casa!”, etc. e saca que apesar de escrevermos com ‘s’, a pronúncia é a do ‘z’ na palavra ‘casa’. Sacaram?

Ok, voltando às minhas pirações. Vocês já imaginaram que vergonha se daqui uns séculos as pessoas forem seguir um método semelhante para supor como se falava o Português no Brasil no ano 2000 (-il, -il) e aí concluem que, por exemplo, escrevíamos “assim” mas a pronúncia do ‘ss’ era ‘x’, ou seja, que falávamos como songos mongos?

Cruzes!

Ok, é só pira, hehe.