O negócio é: de uns tempos para cá ela está tão, mas TÃO exageradamente panfletária que parece ter esquecido algumas coisas que eu, com meu único ano de jornalismo, jamais esqueci. Não é questão de ser imparcial, porque todos sabem que a Veja não é imparcial – e nenhuma revista tem a obrigação de o ser, vide Carta Capital, por exemplo. Mas o que a Veja tem feito é um exemplo bizarro de mau jornalismo, conforme apontado por Luís Nassif: manipulação de informação, acusações com provas forjadas e por aí segue.
O Nassif fez um dossiê bem completinho apontado estas falhas da Veja, só não lê quem não quer. E o problema é bem esse: muita gente não quer. Não por ser a Veja, mas porque atualmente as pessoas não recorrem mais aos periódicos para buscar fatos, elas querem opiniões prontas para serem papagaiadas por aí. O sujeito compra a Veja para saber o que dirá sobre moda, comportamento, cultura e política. Então, por que mexer nesse vespeiro, né?
De qualquer modo, para aqueles que ainda não se deixaram dominar pela preguiça de pensar por si só, deixo como sugestão o blog do Nassif sobre a revista Veja. E, obviamente, entro na onda do Bender (sugestão do Minduim) e ajudo esse novo Google Bomb. Se quiser ajudar também, basta publicar um post em seu blog no qual onde você escreva Veja, seja colocado um link para o blog do Nassif.
E antes que me acusem de “esquerdinha”, “lulista” ou qualquer outra coisa, vai o recado: oi, liguem o cérebro e pensem por vocês, só para variar. É o que eu faço. A liberdade de formar opinião independente de partidos, apenas de acordo com os fatos, é algo formidável. Vocês deveriam tentar.
Oi Ana, também escrevi um post para essa campanha… gostei muito do seu texto, compartilho de sua opinião há tempos.
Como você mesma disse, isso não tem nada a ver com com posição política, mas sim com dar um basta em quem tem a pretensão de nos dizer o que pensar, e o que é correto ou não.
Lembro também de quando a Veja queimou o filme do Ibsen Pinheiro….
Por isso votei no Ibsen para Deputado Federal. Além de ele fazer um bom trabalho, ainda é uma maneira de corrigir uma injustiça.
Para quem não sabe do que eles estão falando, o post deste blog refrescará a memória de alguns:
http://tourolouco.blogspot.com/2007/02/o-retorno-de-ibsen-pinheiro-volta-de-um.html
Eu também votei nele. Por isso e porque ele foi um dos melhores vice-presidentes do Inter 😛
Eu ainda não consigo me conformar com a idéia de que vc torce para o inter, sky :ahhh:
UPDATE: http://conversa-afiada.ig.com.br/materias/480001-480500/480156/480156_1.html
Sei que o Paulo Henrique Amorim não é flor que se cheire também, de qualquer modo eu acho interessante o apoio de outros jornalistas ao Nassif – especialmente porque ganhou destaque na págin do Ig.